A abdominoplastia é um procedimento bastante indicado para quem perdeu muito peso e ficou com a pele flácida na região do abdômen. Por isso, ela é muito procurada por mulheres que passaram por uma gravidez ou pessoas que emagreceram depois de procedimentos, como a bariátrica. Está curioso a respeito dos seus resultados? Confira como ela acontece e quais são os cuidados pré e pós-operatórios necessários.
Cuidados pré-operatórios
Antes de realizar a operação o paciente precisa manter contato com o cirurgião e comunicar qualquer alterações no seu estado de saúde. Além disso, é necessário evitar álcool e refeições muitos pesadas no dia anterior ao procedimento.
30 dias antes da cirurgia é necessário parar de usar remédios para emagrecimento. Os fumantes também devem cessar o hábito pelo menos 30 dias antes, para não comprometer a recuperação e os resultados da cirurgia.
Como acontece a abdominoplastia?
O procedimento para retirar pele e gordura abdominal dura em torno de 2 a 4 horas. O cirurgião realiza uma incisão na região pubiana, que vai até a linha do umbigo e retira. Depois, procede-se o descolamento do abdômen e sutura do músculo reto abdominal. A sutura dessa musculatura proporciona um novo contorno à cintura do paciente. Por último, o cirurgião reposiciona o retalho do abdome e reposiciona o umbigo. O resultado é um abdômen com contorno mais claro e aspecto estético mais agradável.
Cuidados pós-operatórios
Depois da cirurgia é normal sentir dor e incômodo na região abdominal. Para conseguir uma recuperação segura e com menor quantidade de dor possível, o paciente precisa usar uma cinta abdominal, conforme orientação médica.
Alguns casos precisam de dreno para evitar o acúmulo de líquidos. Também é preciso andar com o tronco inclinado, a fim de evitar pressionar os retos abdominais suturados. A posição para dormir precisa ser de barriga para cima com o tronco e os membros inferiores elevados.
Tomando os cuidados pós-operatórios adequados você terá uma evolução mais satisfatória.